segunda-feira, 26 de abril de 2021

A música em nossas vidas

Gabriela Ferreira de Andrade

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

A música está presente em nossas vidas, desde a pré história já se produzia música.  os cantos dos passarinhos, o vento, as badaladas dos sinos, bater um objeto no outro, com isso tudo podemos fazer música. Música esteve em vários momentos importantes para a história como; Na mesopotâmia, idade média, música no barroco, Grécia e roma. Cada uma delas foi importante para esses eventos históricos, cada cultura contemplava a música de uma forma, sendo para rituais sagrados, cultos católicos e entre outros.

A música serve como terapia e desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio.

A influência dos games

Lorhan Gusmão da Paz

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

Olá! Eu sou Lorhan, o autor deste texto, e vou falar um pouco das minhas experiências com os jogos, e como eles moldaram minha personalidade.

Hoje em dia os videogames, deixaram de ser apenas brincadeiras de criança, talvez você não saiba, mas, muita gente consegue ganhar a vida com isso, sim, eu também acho meio estranho, nossos pais sempre nos dizem: Larga esse negócio e vai estudar! Isso não dá futuro! Pelo visto eles não podiam ver o futuro… eu ainda acho que o estudo nos leva a algum lugar.

Mudando de assunto, eu sempre vi eles como uma forma de diversão, uma forma de fugir da realidade, ultimamente isso é muito importante pra mim, quando eu tô pra baixo, os pulos do Super Mario sempre me deixam pra cima!

Não quero me aprofundar em como eu cresci como pessoa por causa dos sons dos controles, mas quero comentar sobre algo importante.

Os jogos são uma influência ruim?

Não é de hoje que ouvimos que os videogames são uma influência ruim para as pessoas, mas será que realmente são?

Na minha opinião, não, não acredito que simples imagens pixeladas sejam a causa de atos tão ruins. Pense bem, se realmente todos os crimes cometidos por jovens hoje em dia fossem causados por jogos, eles já tinham sido banidos do país, ou talvez do mundo!

E se por algum acaso, eles realmente influenciam, então talvez possa ser para coisas boas, em algumas escolas, eles são usados como forma de ensino.

"Minecraft'',2010 famoso jogo de construir, é usado em escolas como recurso educacional. 
https://canaltech.com.br/mercado/Minecraft-game-e-usado-como-recurso-educacional-em-muitas-escolas-no-mundo/

Como me influenciaram

Desde criança, eu nunca tive amigos, ninguém nunca veio pra brincar comigo ou conversar, por isso eu sempre ficava em casa, salvando princesas e mundos inexistentes, algo simples, mas para uma criança, uma verdadeira aventura.

Sendo uma criança que cresceu jogando, eu adquiri muita imaginação, mesmo hoje eu ainda tenho uma mente fértil, por conta disso tudo, eu acredito que os jogos não são algo ruim, são tanto diversão, quanto ensino.

Muitíssimo obrigado pela sua atenção!

O uso de jogos on-line na pandemia

Ana Thaissa Magalhães Lopes

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

De acordo com a pesquisa da "Game Brasil", divulgada no início do mês de junho de 2020, 73% das pessoas entrevistadas passaram a jogar virtualmente com maior frequência durante o isolamento social. Muitas pessoas estavam procurando um meio de entretenimento e diversão durante a pandemia.

Portanto, o aumento da compra e venda de aparelhos tecnológicos para o uso de jogos online como: "Free fire", "Call of duty", "Mobile legends", "Among us" e etc, vem crescendo diariamente.

Entretanto, a taxa de sedentarismo em jovens consumidores de jogos eletrônicos teve em o crescimento de  7,1% durante o isolamento social. Em verdade, tudo se relaciona ao uso que se faz deles, dá mesmo forma que os jogos estimulam o cérebro, esses mesmos podem vicia- lo.

Em virtude do que foi mencionado, o uso deve ser restrito de acordo com a necessidade e tempo disponível, sem atrapalhar as atividades cotidianas e as responsabilidades, sendo assim, um consumo saudável e repleto de benefícios.

A dança como remédio

Manuela Monteiro Costa

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

Dança é uma forma de expressar os sentimentos causados por uma música. Vista por muitas pessoas como uma prática terapêutica e sendo usada de fato em alguns casos como terapia e tratamento para doenças, sendo a conhecida DMT.

A Dança Movimento Terapia (DMT) é uma sessão de terapia baseada em movimentos de dança a qual ajuda a tratar doenças como: ansiedade, fibromialgia, depressão, estresse, distúrbios alimentares, mal de Parkinson, câncer e outras. Nota-se que entre elas a dança ajuda a desestressar, como dito por o personal trainer, coreógrafo e professor de ginástica coletiva da Competition Sports Club, Jones Villacrez: “Trabalho com dança há cinco anos e posso afirmar que é algo transformador. Expressar-se através da dança, deixar o coração bater ao ritmo da música revela muito sobre os nossos sentimentos, a nossa essência". A dança conecta as pessoas com seus próprios corpos, causando sensação de bem-estar e auxiliando ao conhecimento dos seus limites corporais. Como dito por Villacrez, a dança conecta as pessoas com sua essência, o que significa que ela aproxima a pessoa de seus próprios sentimentos, sendo um momento sem preocupações no qual se deixa ser levado por um ritmo musical.

Visto isso, é interessante destacar que a DMT não segue um conjunto de regras, ao contrário ela é guiada pelo próprio indivíduo de acordo com o que se está sentindo. Não é preciso o domínio da dança como um profissional, mas apenas se deixar ser guiado pelas batidas musicais. Pois, é uma prática para se desligar dos conflitos externos e relaxar a mente e o corpo. Sendo esse o motivo do tratamento ser eficaz, o fato de se desligar dos conflitos ajuda o indivíduo a se desfazer de uns dos principais causadores das doenças psicossomáticas: sentimentos de raiva, rancor e preocupação em excesso.

A dança não é a cura, mas uma auxiliadora em momentos de dificuldades, um tratamento gratuito e relaxante o qual deveria ser incentivado pelas clínicas de tratamento por meios terapêuticos.

A culinária e seu tempero

Rita de Cássia Corrêa da Rocha

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

A culinária é  a arte de cozinhar, cada pessoa tem sua forma de preparar sua comida com muito ou pouco tempero, insosso ou com muito sal, mas a culinária e a arte que poucos conseguem fazer de forma perfeita, pois algumas comidas tem um certo grau de complexidade que se fizer errado a receita sai totalmente abominável. A também sempre que verificar a validade dos alimento para não usar alimentos estragado para não fazer mal a saúde de quem estar consumindo. Com a evolução das industrialização surgiram os alimentos industrializados que segundo o site: mamu.com.br, a maioria dos alimento indústria como: refrigerante, suco em pacotes, macarrão instantâneo e salsicha e embutidos fazem um prejuízo a saúde do ser humano, para que isso não aconteça devesse evitar consumir alimentos industrializados. A culinária cultural tem que ser a prioridade para o ser humano não se apegar a alimento industrial.

Músicas

Jeniffer Nunes Farias

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

A música tem uma grande importância na vida dos seres humanos, E também na vida dos animais, porque a música pode mudar qualquer situação. Ela e capais de deixa uma pessoa feliz e também triste.

Em alguns casos de doenças grave a musica pode ajuda o paciente a ter coragem para seguir com o tratamento, tem pessoas que escuta musica para esquecer dos problemas. Os animais também gostam de escutar música (nem todos.) A musica pode deixa-los bem tranquilos. Isso mostra que a música importante na nossa vida independente do gênero dela, qualquer estilo pode melhorar a vida de um ser.

Importância das ONGs

Guilherme Antônio Calado Rabelo

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

ONGs são organizações não governamentais que atuam sem apoio financeiro estatal e possuem um papel vital  para o desenvolvimento de voluntários em espaços de tomada de decisão tanto nacional quanto internacionalmente.

Na situação atual em que o Brasil se apresenta para o mundo é muito importante que os cidadãos estejam ciente da situação em que se encontram. Um assunto que pode ser comentado é a pauta climática onde o governo atual afirmou que pretende acabar com o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030 e reduzir 50% das emissões de carbono.

O papel das ONGs nesse momento é conscientizar e esclarecer os meios que serão tomados para às soluções desses problemas, através de campanhas e outras ações, alguns exemplos que podem ser citados: são a  "com.um", uma campanha que foi criada pelo engajamundo que visa mostrar a realidade climática através da realidade de Gênero na sociedade atual e a COP ( comissão Das Partes ) em que anualmente forma uma delegação para levar as realidades climáticas do Brasil para o exterior, em busca de modificar o quadro nacional e mundial.

Portanto para que haja um retorno positivo dessas ações é necessário que aconteça a disponibilidade de veículos de comunicações para que aconteça a articulação das questões e a clareza das intenções governamentais em relação aos problemas atuais relacionados ao clima.

Importância dos games

Brenner Entorno de Souza Cristo

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

Games são jogos digitais em que o jogador pode se divertir e viver histórias e aventuras diferentes como em um apocalipse zumbi, no espaço, numa terra medieval, no velho oeste, etc. Muitos passam mensagens importantes como "nunca desista", "você consegue" ou "não abandone um companheiro".

Muitos jogos ajudam no desenvolvimento do raciocínio e criatividade. Por exemplo "Portal", nele o jogador pode criar portais para tentar solucionar enigmas durante o jogo, "Minecraft", um mundo em que somos livres para criar o que quisermos sendo o único limite a imaginação.

Os games também são uma importante ferramenta de comunicação que ajudam no trabalho em equipe. Games online no estilo de "mobas" e "fps" por exemplo, costumam trabalhar a estratégia entre times, já outros como "Vr chat", são focados na interação entre os jogadores.

A indústria dos games vêm crescendo no mercado, hoje ela é maior que o mercado do cinema e música juntos, aponta Scott Hawkins da Nintendo. A cada ano os games ganham mais espaço e os streamers e desenvolvedores passaram a serem reconhecidos como uma profissão.

Animal de estimação = filho

Adriane dos Santos Monteiro

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

Eu nunca pensei que ter um animal de estimação seria tão cansativo, tá eu sei, no começo quando você vê um filhotinho de cachorro acha fofo e se empolga todo para adota-lo, aí, seus pais interpretando seus respectivos papéis perguntam se você irá ter responsabilidade e tal, claro, na hora prometemos mundos e fundos, bem, eu sou apenas outra vítima desse ocorrido.



Caí como um patinho nessa armadilha chamada bichinho de estimação que mais para frente viria a se chamar Sushi, nem me pergunte o por que desse nome que nem mesmo eu sei.

Ele não larga do meu pé, se eu saio da sala ele vem atrás, se eu deito para dormir ele começa a chorar, também pegou uma mania de só comer se eu estiver por perto, quando abro a porta do banheiro adivinha quem está lá? Bom, pelo menos ele tem a decência de esperar do lado de fora.

No fim, minha irmã foi mais esperta e escolheu um jabutizinho que não faz barulho, não corre e come folhas de alface, parece até uma daquelas mães com filhos comportados e eu aquela mãe descabelada pensando o que fiz da minha vida.

Cultura do cancelamento

Isabely Lopes Barbosa

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

A internet é um lugar que possibilita conexões entre diferentes grupos e hospeda importantes debates do mundo contemporâneo e uma delas é a "Cultura do Cancelamento".

Com a pandemia isso acabou tomando forças por conta de o uso da internet ser maior. A cultura do cancelamento e os grupos que atacam na internet que são conhecidos por “fazerem justiça” com as próprias mãos, e tem como alvo pessoas que muitas das vezes são figuras públicas na internet e que por se expressarem mal ou por terem uma opinião contrária a maioria, vem a repercutir na internet e meios de comunicação em geral, um exemplo foi a digital influencer Gabriela Pugliesi que fez uma festa durante a pandemia , isso gerou muita repercussão que com isso a mesma acabou sendo "cancelada" com vários discursos de ódio acabou tendo que desativa suas redes sociais. E que por conta disso sofrem um tipo de “sanção” das pessoas que lhe seguem como uma forma de justiça social, sem ao menos serem operadores do direito ou serem pessoas competentes dentro do ordenamento jurídico para poder julgar tal comportamento.

O linchamento ou a crítica sempre existiram na história da humanidade. Tomadas pelo desejo de fazer justiça com as próprias mãos, as civilizações mais antigas praticavam cenas de tortura e humilhação em praça pública, como na Idade Média, e até mesmo puniam os crimes a partir do dilema “olho por olho, dente por dente” com a Lei de Talião na Mesopotâmia. A “Cultura do Cancelamento” é diferente da tortura física praticada na Antiguidade, dado o fato de que a sociedade passou por transformações ao longo do tempo, mas, ainda assim causa  consequências que, muitas vezes, podem ser irreversíveis. Levando assim, o boicote de suas atividades pelo fato de as pessoas terem o alvo como cancelado trazendo complicações para a vida artística.