sexta-feira, 30 de abril de 2021

O início da música no Brasil

Emerson Ramon Barbosa da Silva

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

A música brasileira iniciou com com a fusão de elementos europeus indígenas e africanas trazido por colonizadores Portugueses e escravos.

Portugal influenciou a maior parte da música brasileira tanto na  erudita quanto na popular ele também introduziu a maior parte instrumental.

Já africana contribuiu com a maior diversidade rítmica algumas danças e instrumentos um dois exemplos é o Maracatu.

O indígena basicamente não deixou traços mas está presente em músicas folclóricas
regionais.

Hoje em dia existe grande diversidade de estilos musicais como o samba que por muito
tempo foi marginalizado por ser uma manifestação cultural criado pelos povos negros trazidos da África.

Também tenho sertanejo que veio da região centro-oeste em 1910 I surgiu por artistas
que moravam no campo e na cidade grande.

Como pode ver existir vários gêneros no Brasil como forró bossa nova funk frevo axé e
que cada um deles tem uma história e algo único que os tornam incríveis.

Violência contra mulher

Kethen Vitória Souza de Almeida

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

A desvalorização e a subjugação da mulher, é um fenômeno tão antigo quanto a própria humanidade. Mesmo tendo travado batalhas incessantemente para conseguir seu lugar na sociedade, como por exemplo (o direito de votar). Ainda assim, muitas mulheres são violentadas, vítimas de maus tratos físicos e psicológicos. Ocasionando em alguns casos a morte, lesão e danos morais a esta mulher.

Muitas formas de violência contra a mulher são comumente conhecidas no Brasil. Esterilização forçada, aborto forçado, violência sexual e violência domésticas. São alguns entraves que a mulher enfrenta até os dias atuais. No século XIII , durante a idade média, mulheres eram queimadas vivas no ritual organizado pela igreja católica denominado de Santa inquisição. Sofriam atos impiedosos pois eram acusadas de bruxaria (prática abolida pela igreja).

Atualmente, existem leis que protegem e defendem os direitos das mulheres. Em agosto de 2006 criou-se a lei Maria da Penha, com o objetivo de punir e, erradicar e prevenir a violência contra as mulheres. Dado o exposto, o estado tem a obrigação de se fazer cumprir a lei Maria da Penha em atos de violência contra a mulher. O terceiro setor deverá realizar grupos de apoio a esta de vítimas de violência para discutir o assunto em pauta e alertar outras possíveis vítimas de violência. É fundamental que a sociedade brasileira cumpra também seu papel o de respeitar, cuidar e denunciar aos órgãos competentes o possível agressor. Desta forma as mulheres brasileiras poderão sentir-se seguras e protegidas, e livre para desempenhar seu papel na sociedade.

Assédio

Karoline Soares do Nascimento

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

A mulher na história da sociedade tornou-se uma das principais vítimas de assédio, podendo variar do assédio moral ao assédio sexual. Tomamos como exemplo medusa (deusa grega) na qual foi assediada e estuprada por Poseidon (Deus dos mares). Atualmente, muitas mulheres ainda são estupradas, vivem com o terror psicológico na qual estão acometidas e são vítimas de palavras ofensivas que ferem sua dignidade e todo um histórico de lutas. Esta problemática deve ser combatida para que tenhamos uma sociedade justa e de respeito, para que desta forma possamos evoluir como sociedade.

Precisamos desconstruir alguns comportamentos sociais, começando pela cultura do machismo, que muita das vezes se manifesta em forma de piadas "ser mulher no Brasil machuca", este foi o tema de uma palestra realizada pela ( UNIVERSA) COM O OBJETIVO DE ALERTAR SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO BRASIL.

Há, mais de cem mil leis vigentes no Brasil, e apenas cinco delas foram criadas para proteger e incentivar o direito das mulheres. São elas: lei do feminicidio, Joana Maranhão, lei do minuto seguinte, Carolina Dieeckman e lei Maria da Penha. Todas essas mulheres foram vítimas de alguma forma de assédio ou foram mortas por seus companheiros.

Em virtude dos fatos mencionadas,  o poder legislativo,  junto dos  deputados estaduais e federais, e senadores devem criar mais leis que realmente protejam e cuidem das mulheres de forma geral. A defensoria da mulher tem a finalidade de dar assistência jurídica, orientar e encaminhar mulheres vítimas de violência.

Sendo órgão do Estado, que o sua vez deverá cumprir as leis vigentes e pôr sob pena o não cumprimento das mesmas. A sociedade também têm papel fundamental, que é denunciar todo e qualquer tipo de assédio, seja ele assédio sexual, moral ou verbal. Para que assim, as mulheres brasileiras possam sentir-se seguras, protegidas e cientes de que elas são fundamentais para a sociedade.

DIGA NÃO AO ASSÉDIO SEXUAL E VERBAL.

Saúde alimentar

Caio Mendes de Souza

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

Uma boa alimentação é a porta de entrada para ter uma vida saudável, alimentos que fazem fazem bem para seu organismo e bem-estar ajudam prevenir doenças, você sabia que tem alimentos que aumentam sua imunidade?

Agora existem pessoas que consome tanta "besteira" exemplos: gordura, refrigerante e etc.... que ao invés de beneficiar a saúde só prejudica causando-lhe problemas de saúde.

Mas você não quer acabar que nem eles, né?, então trata-se de ter uma boa saúde alimentar regularizada e você vai notar os benefícios de uma boa alimentação.

Bullying: "brincadeira" que pode destruir vidas

Bruna Lorrany Medeiros Gomes

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

O bullying é um ato de violência física ou verbal, contra uma pessoa indefesa. Essa violência deixa trauma na vítima. Alguns agressores comentem esse ato achando que ira aliviar algo que esta passando descontando nos outros.

No filme "Bullying - provocações sem limites", relata a vida de um adolescente que sofre violência física e verbal dos colegas de classe, no final do filme o adolescente tira a sua própria vida.

Muitas pessoas comentem essa fatalidade achando que ira resolve esse problema, devemos denunciar esse crime contra a integridade de uma pessoa.

Racismo no esporte

Mathias Brito do Espírito Santo

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

O racismo, o preconceito e a homofobia ainda são alguns dos problemas mais graves da nossa sociedade. E esses problemas também se fazem presentes no esporte e também alguns profissionais da cadeia esportiva já foram alvo de discriminação racial.

Podemos demostrar com o caso do volante Tinga, ex-Cruzeiro, foi vítima de racismo durante uma partida contra o Real Garcilaso-PER, pela Copa Libertadores da América. A torcida peruana hostilizou o jogador ao imitar sons de macaco quando ele tocava na bola.

E também o caso do lateral Daniel Alves foi alvo de racismo numa partida entre Barcelona e Villarreal. Um torcedor lançou uma banana no gramado para ofendê-lo, mas o jogador respondeu comendo a fruta.

Talvez o racismo não tenha solução de acabar mais Já temos algumas punições já aplicadas. Elas equivalem a uma multa que não passa de R$ 20 mil aos clubes punidos.

A literatura em extinção

João Matheus Barbosa Dias

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

Ela vem passando de geração a geração mexendo com a imaginação de crianças adolescentes adultos e idosos, levando a um outro mundo onde os problemas da vida real não existissem, se parar para perguntar a alguém mais velho que você sobre quais livros já léu, você vai escutar um relato de um jovem que aproveitou muito bem o seu tempo e se divertiu com o que léu e aprendeu. Já houve um tempo onde as bibliotecas estavam lotadas de jovens e adultos a procura de um livro sobre romance ou sobre aventura e até mesmo sobre terror e etc, a literatura já abriu várias portas e abriu caminhos para aqueles que não tinham nada na vida e nem tinham o que fazer. Hoje você encontra médicos ou empresários que provavelmente já leram algumas histórias quando eram jovens.

No entanto a literatura está entrando em uma espécie de extinção e bem raro você encontrar um jovem sentado em um banco de uma praça lendo um livro, você também não encontra uma criança lendo história tipo Pinocchio ou os três porquinhos ou um menino muito maluquinho que também fazem parte da literatura por que e dessas pequenas historinhas que a vontade de ler surge. Por mais que procure você não vai mais encontrar um jovem se divertindo com um livro na mão dentro do quarto ou na sala.

Os livros estão sumindo dos poucos graças ao avanço da tecnologia e Graças a esse avanço a literatura está perdendo toda a magia que tinha a muito tempo atrás na grande era de ouro da literatura, eu lembro de quando fiquei o dia todo dentro de uma biblioteca pela primeira vez e consegui sentir a energia que minha mãe sentia quando era jovem. Mais eu percebi que eu era o único ali dentro e que a maioria já não queriam saber de literatura, as estantes de livros estão acumulando cada vez mais a poeira e a decomposição por abandono. O cheiro que os livros tinham não significa nada hoje em dia, a literatura vem perdendo força graças a chegada da tecnologia e os poucos jovens que adoram livros físicos estão com medo da chegada da extinção das bibliotecas e dos livros que ainda restam por aí.

E realmente muito triste ver algo que moldava a imaginação dos nossos pais e avós sumir dos poucos, a literatura está presente na tecnologia dos dias atuais porém muitos jovens já não sabem mais o que significa literatura ou escrever um texto, os poucos jovens que adorariam passar um tempo lendo seus livros também estão perdendo dos poucos a vontade de ler Graças a falta de tempo por trabalhos de escola ou faculdade ou por está trabalhando o dia todo e assim a magia da literatura vai morrendo, não e muito saudável ficar o dia inteiro com a cara na tela do celular, mais ninguém quer saber das consequências. Grandes mestres da literatura como ziraldo ou machado de Assis Não são muito lembrados nos dias atuais e assim a literatura vai morrendo. Mais como mudar essa realidade? as escolas deveriam perguntar aos leitores da nova geração que tipo de livros gostariam de ler dentro da biblioteca como por exemplo Harry Potter ou o espadachim de carvão ou Percy Jackson e etc. Esses pedidos poderiam chegar aos ouvidos da prefeitura que poderiam atender o pedido dos poucos leitores da nova geração e assim os poucos jovens que ainda estão no mundo da literatura poderão incentivar outros jovens a abrir um livro e ler e se divertir igual aos seus pais e avós que se divertiam lendo livros durante a juventude, a literatura vai muito além de palavras e histórias pois a literatura tem muito a ensinar para os jovens dessa nova geração Ninguém pode ser sábio de estômago vazio, sabe quem disse essa frase George Eliot. A literatura e como uma mãe carinhosa que está passando lições de vida aos seus filhos, a literatura deve ser amada todos os dias como uma mãe deve ser amada por seus filhos.