segunda-feira, 19 de abril de 2021

Futebol

Adria Siqueira Farias

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha


O futebol é mais do que uma paixão nacional: é uma paixão mundial! Ainda que nós, brasileiros, quiséssemos que o futebol fosse uma invenção nacional, o mérito de sua criação é da Inglaterra. Esse esporte ganhou suas formas modernas no final do século XIX.

No Brasil, o futebol se firmou como um esporte de massas: embora houvesse times elitistas, a grande maioria dos times de futebol que permanece até os dias de hoje se formou a partir de grupos de trabalhadores ou de estudantes que se reuniam para “jogar bola” no campinho do seu bairro.

Uma curiosidade bastante interessante sobre o futebol nacional é que a primeira torcida organizada de que se tem notícia era composta por um grupo exclusivamente feminino. Trata-se da torcida organizada do Atlético Mineiro, cuja mãe de um dos fundadores do time, Dona Alice, fabricava bandeirinhas para que as moças, acompanhantes de seus namorados ou maridos, fossem ao estádio torcer pelo Atlético. 

Hoje em dia o cenário do futebol não é mais o mesmo da época de Dona Alice: o futebol está altamente profissionalizado. Os clubes menores viraram grandes empresas que lucram significativamente com a venda de jogadores das categorias de bases. O mesmo faz os clubes maiores, mas com um adicional: vendem craques a preços altíssimos e colocam jogadores mais novos no lugar, para que se tornem também craques. Esse mecanismo retroalimenta a indústria do futebol.

O desenvolvimento tecnológico também acompanha todo esse processo: são desenvolvidos novos materiais, cada vez mais resistentes e flexíveis, para chuteiras; materiais mais leves que auxiliam na respiração corporal durante as partidas; e bolas que, cada vez mais, diminuem seu atrito com o campo. Até esses equipamentos têm se tornado “estrelas” do futebol contemporâneo, basta olhar para o caso da bola feita especialmente para a Copa do Mundo de 2010, sediada pela África do Sul: a Jabulani. Pois é: a bola fabricada pela Adidas ganhou até nome, personificando um objeto de composição do esporte 

O resultado desse processo fica claro quando ouvimos as pessoas mais velhas, como nossos pais ou avós, dizerem que o futebol não é mais o mesmo, e que, antigamente, se jogava com amor à camisa do seu time, e não pelos altos salários pagos hoje em dia. Porém, o que eles esquecem é que quase 90% dos jogadores profissionais brasileiros recebem salários irrisórios, e que estes, ainda que almejem um ganho de salário bastante alto, jogam sim por amor ao futebol.

Ao menos aparentemente, não importa o quanto o futebol seja feito de contradições: ele atrai as massas do mundo todo, como nenhum outro esporte faz.

Você é tão incrível quanto se permite ser

Cassiane da Silva Pantoja

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

Autoestima é ter qualidade de quem se valoriza, se contenta com o seu modo de ser, sem se importar com o que as outras pessoas vão falar é você estar bem consigo mesmo, demonstra consequentemente confiança em seus atos e julgamento.

A autoestima é a apreciação que uma pessoa faz de si mesmo em relação a sua autoconfiança e seu autorrespeito.

Como surgiu o futebol

Carlos Daniel Guilherme Lima

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha


Pelo meus estudos é conhecimento o futebol muito antes dele ser descoberto ele já era praticado entre os humanos bom como podemos saber esse esporte é praticado entre dois times com 11 jogadores cada dentro de campo com objetivo de uma equipe sair como vencedora.

O futebol não é só praticado dentro de campo pode ser praricado em quadras arenas em diversos lugares também ajuda nó nosso bem estar com a mosculação do corpo etc...

O esporte que é considerado a paixão nacional e, sem dúvidas o mais popular do mundo o esporte não tinha o formato que tem hoje e tão pouco era chamado de “futebol”. Isso só aconteceu décadas depois, com a criação das regras.

Hoje o futebol movimenta é transforma atletas de todas as origens internacionais e utiliza da mais alta tecnologia em transmissões e equipamentos esportivos no entanto a história do futebol não começou assim esporte trilhou uma longa jornada sem nenhum tipo de glamour e com poucos holofotes até chegar a esse patamar.

Marketing Digital

Maria Eduarda de Sousa Furtado

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha


O Marketing Digital é um método que está sendo bastante utilizado nos últimos anos pois algumas empresas precisaram se reinventar no mercado e a pandemia possibilitou o crescimento, principalmente aos profissionais da área que puderam trabalhar em casa.

Ele se trata de uma estratégia digital, por meio da internet, que negócios e pessoas, estão utilizando para atingir seus resultados, se usa as ferramentas como redes sociais, sites, e-mail e seu principal objetivo é divulgar seus produtos e serviços, desenvolver uma marca, ganhar clientes e aprenderem a se comunicar de forma correta. E com isso a empresa vai criando ações que compreenda e preencham a satisfação dos clientes. Quanto mais organizado visualmente, a primeira impressão do comprador sobre a empresa é o mais importante, quanto mais acessível aos clientes, vai gerando ótimos resultados.

Charge: ECA!

 Thayssa Dias Monteiro

3º Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha



Pisadinha

Joyce Dias da Cruz

3º Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha


A pisadinha, também conhecida pela sua derivação, o piseiro, é uma vertente do forró.

Segundo a Folha de S.Paulo, o estilo pode ser descrito como "descendente do forró com objetivos estéticos alinhados ao funk atual."

A vertente foi criada no interior do Nordeste brasileiro nos anos 2000, entre populações de distritos pequenos, com situações mais precárias, que se animavam pegando um simples teclado eletrônico e começando a tocar. A pisadinha ficou, assim, caraterizada pela simplicidade da união do teclado eletrônico com a voz, criando um tipo de forró mais suingado, tocado nos paredões (grandes estruturas de som). A forma mais tradicional de pisadinha é conseguida apenas com teclado e voz.

A primeira canção a ser considerada uma pisadinha foi "Fazer beber de novo", de Nelson Nascimento, que ganhou dois anos depois uma versão do cantor Gusttavo Lima. A versão fez sucesso, embora ainda limitada ao Nordeste, onde a vertente passou a ser cada vez mais tocada.

Dez anos depois, a pisadinha evoluiu, ganhando influência do funk e do brega funk, chamando a atenção de artistas conhecidos, como Wesley Safadão. Safadão tem apoiado a divulgação do piseiro, incluindo nos shows algumas canções do ritmo, e agenciando o cantor cearense Eric Land, um dos principais nomes do estilo.