segunda-feira, 19 de abril de 2021

Pisadinha

Joyce Dias da Cruz

3º Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha


A pisadinha, também conhecida pela sua derivação, o piseiro, é uma vertente do forró.

Segundo a Folha de S.Paulo, o estilo pode ser descrito como "descendente do forró com objetivos estéticos alinhados ao funk atual."

A vertente foi criada no interior do Nordeste brasileiro nos anos 2000, entre populações de distritos pequenos, com situações mais precárias, que se animavam pegando um simples teclado eletrônico e começando a tocar. A pisadinha ficou, assim, caraterizada pela simplicidade da união do teclado eletrônico com a voz, criando um tipo de forró mais suingado, tocado nos paredões (grandes estruturas de som). A forma mais tradicional de pisadinha é conseguida apenas com teclado e voz.

A primeira canção a ser considerada uma pisadinha foi "Fazer beber de novo", de Nelson Nascimento, que ganhou dois anos depois uma versão do cantor Gusttavo Lima. A versão fez sucesso, embora ainda limitada ao Nordeste, onde a vertente passou a ser cada vez mais tocada.

Dez anos depois, a pisadinha evoluiu, ganhando influência do funk e do brega funk, chamando a atenção de artistas conhecidos, como Wesley Safadão. Safadão tem apoiado a divulgação do piseiro, incluindo nos shows algumas canções do ritmo, e agenciando o cantor cearense Eric Land, um dos principais nomes do estilo.

2 comentários: