terça-feira, 20 de abril de 2021

Crossover: a arte da imaginação

Daniel Pantoja e Silva

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha


Luffy e Rem conversam no reino comum.

_"Eu sou o homem que vai se tornar o rei dos piratas!".

_ Dando minha humilde opinião, acho que você é um sonhador que não desisti de sonhar.Isso é bom Luffy.

_Obrigado Rem.

_ Mas, você poderia conquistar algo mais.

_" Eu não quero conquistar nada, só acho que a pessoa com mais liberdade do mundo é o rei dos piratas".

_ Sério mesmo Luffy?!

_ Aí meu Deus!! Diz Rem com o coração na boca.

_ Desculpinha meus supostos amigos.

_ Como assim supostos amigos? Pergunta Luffy desconfiado.

 Yuno fica pensando por um tempo e responde:

_ É que meu único amigo é Amano Yukiteru.

Os dois olham para Yuno e perguntam.

_ Como você se relaciona com sua classe.

Yuno Responde:

_ Eu matei minha turma inteira.

_ O quê?

_ O quê?

_ Brincadeirinha.

_ Que susto que você nos deu.

_ Gente, olha que acabaram de me enviar no zap.

_ O que te mandaram Rem. Pergunta Luffy curioso.

_ Estão procurando uma serial Killer que matou toda a sua turma.

Quem seria capaz de fazer isso? Pergunta Luffy rindo.

_ Espera ai.

_ Espera ai.

_ Yuno você... Cadê ela?

Atrás de vocês, meus supostos amigos!

Luffy e Rem não foram visto depois disso.

Criado pelos pobres, roubado pelos ricos

Pedro Henrique Ribeiro Ferreira

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

Para muitos o dinheiro é o mal do século a ganância por ele já levaram a guerras, mortes, acordos e etc... Já no mundo do esporte especificamente no futebol está levando a criação de uma "super liga Europeia" composta por grandes times Europeus. A ideia séria gênial se fosse com o objetivo de agregar, mas substituir seria um desastre para história das ligas nacionais a mercê de não terem maís esses clubes.

Apremiaçao da Champions League, pouco mais de €81,2 milhões. Os clubes que aceitaram a superliga ganharam €350 milhões apenas pela participação. Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, é o presidente da nova competição, com a repercussão envolvendo a superliga dividiu opiniões o jogador Mesut Özil disse em seu Twitter " As crianças crescem sonhando em ganhar a copa do mundo e a liga dos campeões - não uma superliga. O prazer dos grandes jogos é que eles acontecem apenas uma ou duas vezes por ano, não todas as semanas. [•••] ".

Vindo para ser um "Rival" para UCL ou até mesmo "substituir" a superliga com previsão para começar em agosto desse ano caso seja aprovado pelos comitê afetaria as seleções e os demais times nas competições organizados pela FIFA, já que alguns clubes arrecadam com os grandes clubes jogando por tal competição. O presidente da UEFA deixou claro que haverá punição para os atletas que jogarem a Superliga " os jogadores que jogarem a Superliga, serão proibidos de jogarem a copa do mundo e a euro eles não poderão jogar pela seleção" Aleksander Ceferim, presidente da UEFA, um grande divisor de águas uma novela que ainda vai ganhar vai ganhar mais capitulos ao longo da semana, e você que gosta de futebol é a favor ou conta? Com certeza nessa pergunta está em aberto, mas como diz a camisa dos Leeds em protesto contra a superliga "futebol é para os torcedores".

Você sabe o que é a Nomofobia?

 Cláudia Thayssa Silva Franco


3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

Hoje eu trago um tema interessante e informativo. Por acaso, conhece a Nomofobia? Então, caso não conheça, saiba que é a fobia de não querer soltar o aparelho eletrônico. Neste blog, você irá saber os sintomas, soluções e entre outros quesitos sobre.

Será que você é um nomofóbico?

Segundo o nosso sábio Google, Nomofobia é:

"A fobia causada pelo desconforto ou angústia resultante da incapacidade de acesso à comunicação através de aparelhos celulares ou computadores."

Através destas poucas palavras recheadas de informações relevantes, você já se identifica com algo? Se opinar pela resposta negativa, vou agora expor os sintomas dessa fobia:

• Incapacidade de desligar seu telefone;

• Verificar obsessivamente chamadas perdidas, e-mails e textos;

• Constantemente carregar a bateria do celular;

• Conferir obsessivamente redes sociais e whatsapp;

• Demonstrar irritação ao estar em locais sem conexão wi-fi;

• Ser incapaz de ir ao banheiro sem levar seu telefone com você.

Fonte: Google.



Ora, ora se não é um indivíduo preocupado com a própria saúde psíquica lendo este blog com aflição.

Esta é uma fobia extremamente "comum" em nossa sociedade. Desde de cedo podemos conhecer ou visualizar uma criança de 3 ou menos anos de idade com um celular nas mãos. Lastimável, pois, desde aí, o vício surge. 

Prosseguindo, especialistas dizem e recomendam essas precauções: 

• Definir um horário cronometrado para o uso do aparelho digital;

• Quando for dormir, desligue e evite mexer nele durante à madrugada;

• Opine por viver momentos reais. Não se prenda ao virtual. Procure algum outro passatempo que não necessite do uso direto da Internet — acredite, não é uma tarefa tão árdua como aparenta ser.

Simples? Sim, entretanto, muito difícil pôr em prática. É um vício, ou seja, você terá que trabalhar bastante para dissipar ele da sua vida, meu colega.

O que acharam? Confesso que eu sou uma nomofóbica e estou lutando para abdicar o uso demasiado do celular. 

Quero deixar claro que sou imensamente grata àqueles que disponibilizaram tempo a esta leitura.

Se você também é um nomofóbico, cuide-se! Mesmo que não possa aparentar, causa graves resultados — muitos psíquicos.

A desvalorização da Música Popular Brasileira

Josué Vieira do Nascimento

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

A música é uma arte que está presente na vida de cada pessoa, ela traz inúmeros benefícios para a saúde, aliviando o estresse e estimulando a memória. Muitos estilos foram integrados na sociedade ao longo da história, entre eles, vale citar a MPB (Música Popular Brasileira), estilo musical que revolucionou o país. No entanto, é notável a falta de valorização do gênero na sociedade, um patrimônio cultural que tornou - se esquecido entre muitos cidadãos. Percebe– se que isto cresce cada dia mais, onde a população brasileira não conhece o mínimo de sua grande história musical e cultural que sucederam no decorrer dos anos. Isto se dá devido a falta de divulgação e menção da mídia com a memória musical do país e sua importância no mundo inteiro, além da baixa reprodução de canções que marcaram a história brasileira.

O Brasil já foi um dos pilares da música no mundo inteiro, tendo artistas conhecidos mundialmente, um deles pode ser citado: Tom Jobim, cantor e compositor carioca que revolucionou o cenário musical com sua música: “Garota de Ipanema”, escrita em 1963 com a parceria de Vinicius de Moraes, a canção é uma das mais regravadas no mundo todo, ficando em segundo lugar e perdendo apenas para os Beatles e sendo gravada até por Frank Sinatra, famoso cantor americano recordista de sucesso. Na época era notório a valorização das músicas nacionais, não só pela população brasileira, mas pelo mundo. Já atualmente há uma grande falta na divulgação de obras musicais importantes da época no país e também do estilo mais atual que foi se modernizando ao longo dos anos.

Portanto, é preciso que algo seja feito para que a MPB tenha o seu devido reconhecimento que merece de volta por impulsionar o cenário musical brasileiro. É preciso que a mídia por meio de suas programações divulguem mais os grandes feitos que o país conquistou no mundo afora por meio de seu estilo único, além de aumentar a divulgação das obras, tanto atuais, como as antigas que foram esquecidas, o fito de tal ação é de uma igualdade na propagação de todos os estilos sem deixar nenhum de fora. Somente assim o problema será gradativamente erradicado.

Contrabando e abandono de animais

Thaize Fernanda Fonseca do Nascimento

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

A sociedade está cada vez mais impiedosa com os animais, na concepção das pessoas os animais são inferiores a elas, mas não, toda vida vale, não importa se o ser é menor ou maior, infelizmente a maioria da sociedade não ver isso. O índice de animais maltratados almenta cada vez mais, só em Belém aproximadamente 20 mil animais foram abandonados, cães, gatos e cavalos são os que mais sofrem abandono, a pena para quem maltrata gatos e cães aumentou, e sim foi bom, mas não existe somente cães e gatos há também outros animais, e mesmo com a aplicação da lei 14.064 o número de abandono de cães e gatos não diminuiu é pelo contrário. E também temos os casos de animais selvagens, pessoas que vão para a mata, para pegar animais selvagens e manter em cativeiro, em sua casa ou para o contrabando de animais selvagens. O tráfico de animais selvagens é o quarto negócio ilegal mais lucrativo do mundo, o tráfico de animais contribui bastante para o desequilíbrio ecológico, havendo uma mudança drástica na cadeia alimentar, além de diminuir de forma considerável a biodiversidade de um ambiente. Mas o que é pior, muitos animais não sobrevivem durante o transporte, outros não se adaptam à "prisão" que o homem lhes impõe, causando a morte da maioria desse animais. Por isso e muito mais temos que ser contra o maltrato animal , eles são vidas, os animais sofrem eles tem sentimentos.

DIGA NÃO A QUALQUER TIPO DE MALTRATO ANIMAL.

O surgimento das guitarras elétricas

Kauê Gomes Santos

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

A peça fundamental da guitarra é chamada de captador que foi inventado em 1923 pelo músico e engenheiro acústico americano Lloyd Loar, esse dispositivo transforma a vibração das cordas de aço em sinais elétricos, enviados a um amplificador e daí a um alto-falante. A invenção permitiu que o imigrante suíço radicado nos Estados Unidos Adolf Rickenbacker construísse e patenteasse um instrumento de braço longo e corpo redondo, com uma placa sólida de alumínio. Mas logo após no ano de 1954 foi criado o modelo mais famoso de guitarras, o modelo chamado de stratocaster, inventado por Leo Fender queria um instrumento infalível que não perdesse em agudos, mas que tivesse graves mais poderosos que a estridente Telecaster, modelo até então hegemônico , que então patenteou o modelo.



A stratocaster originária da fender, ao longo do tempo não sofreu muitas mudanças, continua praticamente o modelo inventado em 1954, e isso que faz ela ser um modelo tão querido e tão usado, uma guitarra bonita, confortável e com o timbre muito bom.

Skate

Evellyn Costa da Cruz

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

Nos anos 1950, o skate foi criado por surfistas que frustados pelo fato de não poderem surfar nas estações de seca, tiveram a brilhante ideia de colocar rodinhas de patins em pedaços de madeiras ou pranchas de surfe e sair pelas ruas da cidade. A marca Roller Derby lançou em 1959 o primeiro skate em escala industrial.

Logo a prática desse esporte passou a agrada pessoas de todos os tipos, idades e preferências.

Na década de 60, o skate chegou no Brasil e em 1965, surgiram os primeiros campeonatos.

Os principais campeonatos são:

• X Games

• World Cup of Skateboarding

• Street League Skateboarding

• Tampa Pro

• Dew Tour

• Vans Park Séries

O primeiro campeão mundial de skate foi o norte-americano Danny Blerer.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que a estreia do skate nas olimpíadas será no dia 25 de Julho de 2021, às 9 hs (horário do Japão), no Ariake Urban Sports Park.

Cinema

Cássia Eler Rodrigues da Cruz

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

A primeira exibição do cinema aconteceu na França, com aperfeiçoamento das câmeras começaram a realizar seu primeiro filme. Em 28 de dezembro de 1895, em Paris foi realizada a primeira projeção cinematográfica numa sala escura com filmes de curta duração.

O cinema foi trazido para o Brasil em 1896, foi somente no início do século XX, que São Paulo teve a sua primeira sala de cinema. Anos depois em 1914, foi exibido a primeira longa-metragem produzido pelo português Francisco Santos com mais de duas horas de duração.

Após a primeira guerra mundial, o cinema brasileiro teve crise e foram dominados por produções estadunidenses enfraquecendo o cinema nacional. foi na década de 30 que foi criado o primeiro estúdio cinematográfico no Brasil.

Animais

Bruno Vinicius de Araújo Moraes

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

Há alguns anos, o que predominava na zona rural era a economia de subsistência, ou seja, famílias que criavam animais e plantavam para o próprio consumo. Apesar de ainda existirem famílias que vivem desse modo, atualmente, é muito mais comum que o trabalho no campo seja voltado para a comercialização dos produtos produzidos nos sítios e fazendas, tanto para outras cidades ou estados como também para fora do país.

Assim, nos sítios e fazendas predominam a criação de animais e é justamente sobre eles que vamos falar agora. Visitando uma fazenda, podemos conhecer vários animais, com características bem diferentes, não é mesmo?!

Observe só a vaca… Ela é o primeiro animal que pensamos quando imaginamos uma fazenda. Pertencente à classe dos mamíferos, é uma verdadeira fábrica de leite, chegando a produzir até três baldes de leite por dia. Todo esse leite é aproveitado não só para beber, mas também para fazer iogurtes, queijos e manteiga, entre outros produtos. A vaca é um animal ruminante, ou seja, tem um processo diferente de digestão, sendo o alimento mastigado e deglutido mais de uma vez.

A galinha é outro animal que não pode faltar na fazenda. Pertence ao grupo das aves e sua carne e os ovos são alimentos ricos em proteína e consumidos em muitas partes do mundo como principal fonte desse nutriente. Algumas galinhas são criadas para produzir pintinhos e vivem em condições diferenciadas para favorecer o nascimento dos filhotes. Elas se alimentam, basicamente, de minhocas, grãos de milho, verduras e pequenos insetos.

Figura marcante em qualquer fazenda, o porco é um animal que tem fama de viver no meio da sujeira, mas isso não é verdade! Ele é muito fofinho e algumas pessoas o tem como animal de estimação. Também é um mamífero e quando a fêmea dá à luz, nascem dezenas de leitões famintos, mas não tem problema, pois a “mamãe” tem doze tetas para alimentá-los. Aliás, vocês já viram uma porca alimentando seus filhotes? É muito bonitinho!!!

Em algumas fazendas há lagos com patos,aves muito elegantes que ficam nadando ou andando na beira dos lagos. A pata bota seus ovos em um ninho, no chão, próximo à água e se a pata não estiver próxima na hora que saem dos ovos, os patinhos adotam como “mãe” qualquer animal que estiver próximo. Quando sai para fazer caminhada com seus filhotes, não deixa nenhum para trás e sempre espera que todos estejam juntos para prosseguir.

Os cavalos também sempre estão presentes nas paisagens das fazendas, sempre ajudando o homem em várias atividades, como, por exemplo, no transporte, na agricultura e até mesmo nas antigas guerras. A égua, que é a fêmea do cavalo, tem um período de gestação de onze meses e dá à luz apenas um único filhote. Esses animais dormem cerca de oito horas por dia e o mais interessante é que preferem dormir em pé!

A cabra é um animal pouco amistoso. Quando alguém se aproxima dela deve tomar cuidado, pois, ela come o que vê na frente e isto pode ser a sua bolsa, brinquedo ou até mesmo a sua roupa. O bode, que é o macho da cabra, é ainda mais agressivo e quando está nervoso ataca qualquer um com seus chifres, que são maiores e mais pontudos que os da cabra. Rico em gorduras, o leite da cabra também é consumido para beber e também no preparo de queijos, que têm um sabor delicioso.

A ovelha é um tipo de animal que vive nas fazendas, em rebanhos. As ovelhas são sensíveis e inteligentes, e responsáveis pela produção de lã, usada nas aconchegantes blusas de inverno. Além da lã, também são produtoras de leite. Seu período de gestação é de cinco meses e, ao final, podem nascer até três filhotes. O carneiro é o macho da ovelha, e, este sim, pode ser mais agressivo, inclusive podendo atacar em algumas situações.

A importância do Turismo para a economia brasileira

Vitória Soares dos Santos

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

Quando pensamos no turismo é associado à exploração e descoberta de novos lugares e paisagens,gastronomia e a história que o lugar vai proporcionar, não em como essa atividade é benéfica para taxas e índices de um país. A globalização e o turismo estão vinculados diretamente a economia brasileira.

As atividades turísticas são uma das mais importantes para a economia, gerando mais de 25 mil empregos e renda, a abertura de novos empreendimentos e movimentação local. O setor representa 8,1% do PIB nacional e é responsável  por gerar 270,8 bilhões para o capital nacional.

Quando novos meios são criados abre a oportunidade de expansão dos negócios e acaba influenciando melhorias no saneamento básico, saúde e segurança consequentemente uma melhor condição para a população viver é torna a cidade atrativa. De acordo com o Ministério do Turismo no Brasil referente ao ano de 2019, foram recebidos 6,3 milhões de estrangeiros, o que gerou o faturamento de 136,7 bilhões o maior número registrado em 4 anos e após perceber que o turismo e a área que mais cresce, os governos  estaduais tem investido cada vez mais para melhor visibilidade é conservação das cidades.

Antigamente só viajavam pessoas com mais capitais é por lugares aleatórios mas com o surgimento da globalização deu fácil acesso a internet, através deste meio de comunicação ficou mais fácil obter informações sobre a cultura, história é os pontos turísticos presentes no destino a ser escolhido, é por isso que casa vez mais os donos de negócios estão investindo, pois e o visual e a qualidade do local que irá chamar a atenção do turista e junto com tudo isso tem a parte da infraestrutura pública como segurança é saúde que também é um quesito muito analisado quando se procura um destino.

A região que mais recebe turistas no quesito praias é vista exóticas é a região Nordeste do Brasil 31,1% (5,7 milhões) de turistas atraídos pelas águas cristalinas das praias paradisíacas. Natal (RN) recebe em média 2,5 milhões de turistas nacionais e internacionais por ano.

O Brasil é conhecido pelas belezas naturais mas também um forte atrativo são as histórias é culturas das regiões. Muitas delas tem relação com o período colonial fazendo com que sejam visitadas frequentemente. Ouro Preto (MG) visitado por mais de 500 mil pessoas ao ano, e um turismo Histórico-Cultural, Patrimônio Cultural da UNESCO é atrativa pelas igrejas é ruas conservadas, por ter sido palco de muitas revoltas importantes para trajetória do nosso país.

Futebol: o esporte mais popular do mundo

Luís Davi da Costa Paz

3º Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

O futebol é um dos esportes mais populares no mundo, esse que é praticado na maioria dos países e tem torcedores apaixonados sendo eles crianças, adultos e até idosos. A estimativa é que existem 3 milhões de praticantes e 3,5 bilhões de torcedores.

Me diga ai, para qual time você torce?

Como fãs de futebol que somos, sempre tem aquele time do coração ou algum outro que gostamos de acompanhar, sempre querendo que eles sejam os melhores, seus desempenhos sejam bons nas partidas, ganhem títulos e no final consigam entrar nas competições mais “importantes” do futebol. Para os times sul-americanos, a Copa Libertadores da América tem o título de campeão mais desejado do continente, já na Europa, a champions league é o título mais desejado e ser campeão é o sonho maior de qualquer clube grande europeu. Iremos falar delas a seguir:

A Conmebol Libertadores é o torneio mais almejado por todos os times sul-americanos, pois garante uma vaga no mundial de clubes da Fifa e também disputa a Recopa Sul-americana. A libertadores é organizada anualmente pela Confederação Sul-Americana de futebol (conmebol) e conta com participação de equipes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela

Na primeira edição, participaram os campeões de sete países. O primeiro jogo foi realizado entre Peñarol, do Uruguai, e Jorge Wilstermann, da Bolívia que ocorreu no dia 19 de abril de 1960. O campeão da primeira edição foi o Peñarol e a Libertadores segue até hoje. Os times que possuem mais títulos desse torneio, é o Independiente (ARG) com 7, o Boca Juniors (ARG) com 6, o Peñarol (URU) com 5 e logo em seguida vem o Estudiantes (ARG) e o River Plate (ARG) com 4.

Já a Champions league (liga dos campeões), é uma competição anual de clubes de futebol a nível mundial e disputada por times europeus. É um dos torneios mais prestigiados do mundo e a competição de clubes mais desejada no futebol europeu. A competição é organizada anualmente pela União das Associações Europeias de futebol (UEFA) e conta com os times mais bem classificados nos respectivos campeonatos nacionais na época anterior.

A primeira edição da Champions league, antes conhecida como copa dos campeões, foi no ano de 1955-56 e dezesseis equipes participaram. O primeiro jogo foi em 4 de setembro de 1955 e terminou com um empate por 3-3 entre Sporting e Partizan, a equipe vencedora da competição foi o Real Madrid. Os times que possuem mais títulos dessa competição é próprio Real Madrid (ESP) com 13, em seguida vem o Milan (ITA) com 7, o Bayer de Munique (ALE) e o Liverpool (ING) com 6 e o Barcelona (ESP) com 5.

Você acompanha algum time europeu?

Uma curiosidade é que a Liga dos Campeões é o evento esportivo anual mais visto em todo o mundo. A final da edição de 2012-13 teve o maior número de audiência até o momento, atraindo 360 milhões de telespectadores.