quinta-feira, 22 de abril de 2021

Um músico é o que coloca na letra?

Liliane Leite da Piedade

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

Com base no conhecimento básico da língua portuguesa, a canção nada mais é que a poesia cantada, ambas nasceram juntas na Grécia antiga. Indo pra teologia, Davi, escrevia suas poesias e cantava para Deus. Mas oque é poesia? Poesia é um texto escrito que nos remete sentimento, ele contém rima, ritmos.

Acredito eu que, quando um canto faz uma canção, ele esta se auto colocando ali, o seu sentimento, a sua verdade, sendo assim, faz com quê as pessoas o conheçam e se emocionem junto.

José Tiago Sabino Pereira, o cantor rapper cujo muitos conhecem por *PROJOTA*. O cantor veio de baixo, teve uma vida difícil por te nascido em uma periferia e ser negro, sua mãe morreu quando era muito jovem, com 7 anos de idade, ele conheceu a dor de perder alguém que amava, e como inspiração da mãe que cantava toda noite, projota decidiu lutar por essa carreira e foi atrás do seu sonho. Com muita batalha, em *2014* lançou o primeiro album *Foco, Força e Fé* e ganhou seu primeiro disco de ouro, pois muitos jovens se identificaram com o sentimento dele na letra do seu poema. Ele cresceu, muita gente ouviu falar daquele "Muleque de vila" que lutou pelo seu sonho.

Em 2021, Projota foi convidado pra ser um dos participantes do Reality Show Big Brother Brasil (BBB) sendo o 6° a sair da casa com 91% de votos. Particularmente eu admirava esse cantor, pois acreditei no sentimento dele, mas acho que no meio do caminho, o jovem Tiago, se perdeu na fama, e nos seus princípios, tendo feito um jogo de manipulação, mentiras, e intriga, ele perdeu muitos fãs após o BBB. Muito comentários foram feitos pelos telespetadores do progama como: *"Ele deveria escutar a música dele e agir conforme ele ensinou"*. Então sendo assim, ele deveria realmente ser o que ele coloca, pois acredito que o respeito vale mais que o dinheiro.

Porta-voz dos animais

Jennyfer Jozina Abreu dos Santos

3• Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha



Por muito tempo os animais tem sido visto como ferramenta de trabalho e transporte, nós temos exemplos como o; cavalo puxando a carroça, a égua carregando madeiras, mas isso foi cada vez piorando. Nos dias atuais não é muito diferente, os animais são maltratados e abandonados. Os animais domésticos muitas vezes são feito  de brinquedos, ou segurança da casa, sem contar com os passarinhos que ficam preso em gaiolas e sem motivo algum lhe tiram a liberdade. todos temos o  direito da liberdade mas quando chega nos animais por que pensamos diferente? Afinal todos temos o mesmo querer que é ser feliz e livre.

Os animais sofrem e não podem falar, temos que ser o porta voz e lutar pelos direitos deles.

O que é Muay Thai?

Murilo Yuri da Piedade Rodrigues

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

O Muay Thai é uma arte marcial originária da Tailândia, e é considerado esporte nacional e ela caracteriza-se pelo uso de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total e bastante eficiente.

O significado da palavra Muay Thai é “Arte Livre” e o lutador da história que deu origem a essa arte marcial foi Nai Khanom Tom, e sua história é bastante antiga e a luta já sofreu uma série de evoluções, ela procura ensinar métodos de defesa pessoal e que, ao mesmo tempo trabalha com uma filosofia de disciplina, concentração e autoconfiança.

Mas antes de evoluir dessa forma, o Muay Thai era uma luta bastante violenta, que visava nocautear o oponente de forma definitiva. Afinal, essa é uma arte marcial de contato total e que utiliza também técnicas poderosas de imobilização.

Inicialmente, o Muay Thai utilizava diversas armas, como espadas, arco e flecha, bastões, machados, escudos, facas e lanças. Depois, os tailandeses resolveram aprimorar as técnicas para uma luta sem armas, que seria o Muay Thai.

Antigamente, a cabeça costumava ser usada, mas ela foi proibida por causa da agressividade. Hoje, as técnicas dessa luta envolvem são: Socos, chutes, joelhadas, cotoveladas, clichê e proteção.

A obsessão e os problemas causados por filmes e séries

 André Willian Dias Carneiro

3º Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

Excitação musical

Danilo de Cássio Coutinho de Oliveira

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

O que é música? todos sabem, não só o significado mas sim o que se sente quando elas são ouvidas. Qual emoção? Alegria, felicidade, raiva, tristeza. Sabe-se a música acompanha o mundo até nesse exato tempo.

Há pessoas que senti paz apenas ouvindo uma música qualquer, não importa o gênero musical. Quando se escuta uma batida, você bate palma, bate os pés, dança com ritmo! Pode-se definir que a música "é a alma do negócio", ela influencia, dá prazer no bom sentido.

Sentir é necessário, o que uma boa música não faz. Não exclua isso!

A depressão no século XXI

Nayan Silva Gemaque

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

O século XXI vem sendo marcado por diversas doenças psicólogas, que causam alterações emocionais, entre elas podemos citar a depressão.

A Depressão atinge milhões de pessoas no mundo todo, tendo como principal causa variados fatores, genéticos e  biológicos, quanto interno e externo, surgindo dentro do campo familiar, amoroso, acadêmico ou mesmo no ambiente de trabalho.

Em uma matéria exclusiva, transmitida pela Record TV nos mostrou os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), e relatam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, perdendo apenas para o Estados Unidos, para muitos a depressão é taxada como "Frescura", porém estudos e casos mostram que a Depressão existe e está no ranking das que mais causam suicídios atualmente, o número de mortes cresce incontrolavelmente, são cerca de 800 mil pessoas que morrem por suicídio todos os anos.

Não é possível afirmar que exista uma cura para a depressão, entretanto é possível manter os sintomas sob controle a partir de um tratamento adequado, sendo assim avaliado por um médico ou um psicólogo. A OMS divulgou um relatório onde alerta os pais e responsáveis por adolescentes, afirmando que a depressão é a doença que mais afeta em todo o mundo, especialmente aos  jovens na faixa etária de 10 a 19 anos, na adolescência essa doença é muito comum por ser o momento que os jovens sofrem por fatores internos de autoestima e auto aceitação, como todos os fatores externos.

Com tudo isso podemos afirmar que a depressão é o Mal do século XXI, e que a luta contra a mesma é grande e constante, a sociedade precisa olhar com carinho pra esse assunto, respeitar e entender que depressão não é frescura e que a mesma e a responsável por milhares se vidas perdidas, e vidas são preciosas.

Música: um santo remédio

Gabriel dos Santos Miranda

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

Desde os tempos mais antigos, a música tem se mantido presente e tem sido um verdadeiro remédio para aqueles que precisam de paz. Música não é só um meio de comunicação, mas tal abre caminhos, traz esperança para os cativos e ainda pode curar almas que gritam por paz. Desde o tempos antigos conforme está escrito na Bíblia, os levitas cantavam e adoravam ao Senhor e Ele lhes dara a vitória, e até mesmo um super exemplo quando espíritos assombravam o Rei Saul, e Davi, um pastor de ovelhas, tocava sua harpa, e através do som que saia do seu intrumento os espíritos imundos se afastavam do tal Rei. De lá pra cá, até então a música continua sendo uma fonte poderosa de louvor para os fiéis, descontração para os que estão felizes, remédio para os que estão enfermos, e um ponto de paz para os que estão desgastados. Música é essencial para a vida, para o dia a dia, ela está nos melhores e até mesmo nos piores momentos da vida daqueles que amam ouvir um "som", ouça aquilo que o seu coração precisa ouvir, creia, pois a música é mais poderosa do que você possa imaginar!

Bioma

Davi Pantoja e Silva

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

Bioma é uma unidade biológica ou um espaço geográfico , cuja as características específicas são defendidas pelo macroclima , fitofisionomia , o solo, a altitude dentre outros critérios. O bioma sendo um espaço geográfico e composto por habitats (região ou local na qual viverá determinadas espécies de plantas e animais ) , ecossistema( conjunto de comunidades que vivem em equilíbrio entre sí e o meio ambiente) e o nicho ecológico (todo e qualquer ser vivo tem seu nicho, isso é , toda criatura tem uma importante função para manter seu habitat fértil e fortificado). Um exemplo de bioma bem conhecido é a mata atlântica e seus milhares de habitats e ecossistemas.

Psicologia

Kelcilene Lana Silva de Aviz

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

A psicologia surgiu de interesse filosóficos da mente e do comportamento humano vindo das civilizações antigas como o Egito, Pérsia e Grécia.

China e Índia, ela engloba vários campos incluindo fisiologia, inteligência artificial, sociologia entre outros componentes da humanidade. A história da psicologia começa ou amadurece a partir do domínio que a filosofia tinha sobre ela (até a década 1870).

Quando se desenvolveu como uma disciplina independente na Alemanha a partir daí essa disciplina tem sido cada vez mais importante nos dias atual principalmente nesse últimos dois anos, pois a área da psicologia clínica que trabalha em diferentes áreas e questões ajudando indivíduos a superarem traumas infantis de adolescência e até em fases adultas, fazendo assim o uso contínuo desse profissional teremos resultados palpáveis.

Na sociedade trazendo saúde mental e social.

Por isso sua grande importância.

A evolução dos jogos eletrônicos

Alisson Gonçalves de Alcântara

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

Os jogos eletrônicos  então evoluindo cada vez mais, com qualidades gráficas bem melhores, também consoles mais modernos.

Antes era tudo bem simples, jogos pixelados e sem som, mesmo assim na época  era um entretenimento bem divertido.

O primeiro jogo eletrônico foi lançado em 1971, chama -se *computer space*, um jogo onde você controla uma nave espacial e seu objetivo é destruir as naves inimigas e acumular pontos. Esse jogo simples na época chamou atenção pois era algo divertido e revolucionário.

Dai surgiu outros jogos eletrônico  como *ping pong* feito por *ralph baer* em 1972, ele foi o inventor do primeiro console doméstico, e tbm do primeiro jogo de esporte feito na história, tbm tem o *lunar lander*, o primeiro simulador de voo, e o jogo *star trek* entre outros.

E o mais famoso mas ja saindo da lista dos primeiros, *PAC-MAN* feito pela *namco* em 1980, nele você andar por um labirinto comendo pontos e fugindo de 4 fantasmas que te perseguem durante o jogo, nessa época a inteligência  artificial dos jogos ja tinha evoluído um pouco mais, os jogos tbm tinham cor e som, e tbm outros consoles como *nintendo ds* e *game boy advance*, nesse tempo jogos ja não eram mais novidade, as pessoas ja tinha seus videogames domésticos em casa e não precisavam mais depender dos fliperamas, algo que prejudicou a vida de quem ganhava dinheiro com isso, mesmo assim não deixou de ser um grande auxílio pra quem não tinha condição de comprar o seu próprio console.

A comunidade "gamer" não esperava só mais jogo e sim que fossem ainda mais divertidos e revolucionários, então uma empresa chamada *nintendo*, criou o primeiro jogo 3D em 1996, o console que rodou o jogo é o *super nintendo*, o nome do game era *star fox*, o jogo tinha formas geométricas coloridas e era sem texturas, ele vinha em um cartucho chamado super FX, cada jogo da nintendo vinha dentro de um e para jogá-lo era só inserir no videogame. *Star fox* é um Jogo de tiro nave espacial, nele há uma equipe de combate de animais chamada star fox, o jogo realmente foi muito revolucionário na época, oq influenciou outras empresas a fazer outros jogos 3D. A partir dai, mais games foram lançados com a mesma ideia da nintendo, jogos mundo aberto, corrida, tiro, aventura entre outros, mesmo assim certas empresas preferiram manter o 2D jogos pixelados para aqueles que gostavam de algo mais clássico, e outras empresas que não conseguiram se adaptar ao 3D.

Voltando a história, com mais uma vez a nintendo sendo o centro dessa evolução, foi criado o jogo *The legend of zelda: ocarina of time* em 2011, que foi considerado o jogo mais bonito da época, nos detalhes havia neblina e pequenas partículas flutuantes, que davam a impressão de serem fadas ou pequenos insetos brilhantes ou simplesmente poeira, isso impressionou bastante os jogadores da plataforma, além disso tinha um mundo aberto bem grande para se explorar e uma historia que alegrou vários adoradores da franquia, o jogo fez e ainda faz muito sucesso com outros lançamentos e continuações sobre o mesmo.

Realmente os jogos evoluíram muito do que eram apenas pequenos quadrados que se juntaram e formaram algo mais realista, os jogos foram e ainda são um grande entretenimento para a humanidade.

Sobre ser você mesmo

Henrique Feitosa Honda

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

A base para ter uma autoestima é ter uma boa aceitação de si mesmo, e de como você se vê e avalia, é muito bom a própria pessoa se dar bem com o corpo, isso faz com que a pessoa se motive mais em diversas coisas, e isso nos ajuda e valoriza também a nossa saúde mental e em entre outras coisas.

Ela é como receita de algo que se você não fizer tudo com positividade e como conforme, pode levar ao fracasso e a frustração, por isso eu acho que as pessoas deveriam se enxergar com outros olhos, se verem diferente, isso leva a você a levar uma vida com mais calma e positividade. Um dos fatores que leva também e influência muito a baixa autoestima de muita gente, é atos que ocorrem quando as pessoas criam um padrão de beleza na cabeça delas e isso é algo muito sério também a se falar, pois a maior parte da população que vem sofrendo com isso são crianças, que crescem com oque ouve de colegas, de amigos e até mesmo de familiares, devemos mostrar que não existe padrão de beleza, e sim uma beleza que só você tem, uma beleza única.

A comunicação no mundo hoje entre famílias deveria ser mais levada a sério, porque assim desde sempre as crianças irão saber oque devem e oque não devem dizer, assim seria mais fácil de se alto lidar consigo mesmo, e as coisas ditas na internet seriam mais legais e saudáveis.

Rock no Brasil

Daniela Palheta da Silva

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

Quando o homem descobre que um som é feita ao bater um objeto no outro, a partir disso surge a música. Tem muitas funções ao longo da história , como Louvar a Deuses e exaltar autoridade. Música Brasileira é resultado da Integração de três culturas do branco, negro e do índio.

No início dos anos 1960,com o desenvolvimento do movimento da Bossa Nova deu lugar ao temas políticos na década de 1970 foi marcado pelo MPB movimento ligado a política contra a ditadura é  em 1980, com o fim da ditadura, o surgimento de novas liberdades e o vazio do nacionalismo musical de origem ao rock brasileiro.