quinta-feira, 22 de abril de 2021

A depressão no século XXI

Nayan Silva Gemaque

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

O século XXI vem sendo marcado por diversas doenças psicólogas, que causam alterações emocionais, entre elas podemos citar a depressão.

A Depressão atinge milhões de pessoas no mundo todo, tendo como principal causa variados fatores, genéticos e  biológicos, quanto interno e externo, surgindo dentro do campo familiar, amoroso, acadêmico ou mesmo no ambiente de trabalho.

Em uma matéria exclusiva, transmitida pela Record TV nos mostrou os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), e relatam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, perdendo apenas para o Estados Unidos, para muitos a depressão é taxada como "Frescura", porém estudos e casos mostram que a Depressão existe e está no ranking das que mais causam suicídios atualmente, o número de mortes cresce incontrolavelmente, são cerca de 800 mil pessoas que morrem por suicídio todos os anos.

Não é possível afirmar que exista uma cura para a depressão, entretanto é possível manter os sintomas sob controle a partir de um tratamento adequado, sendo assim avaliado por um médico ou um psicólogo. A OMS divulgou um relatório onde alerta os pais e responsáveis por adolescentes, afirmando que a depressão é a doença que mais afeta em todo o mundo, especialmente aos  jovens na faixa etária de 10 a 19 anos, na adolescência essa doença é muito comum por ser o momento que os jovens sofrem por fatores internos de autoestima e auto aceitação, como todos os fatores externos.

Com tudo isso podemos afirmar que a depressão é o Mal do século XXI, e que a luta contra a mesma é grande e constante, a sociedade precisa olhar com carinho pra esse assunto, respeitar e entender que depressão não é frescura e que a mesma e a responsável por milhares se vidas perdidas, e vidas são preciosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário