sexta-feira, 23 de abril de 2021

A vida não tem sentido sem música

Lucas Gomes Santos

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

A música é muito importante para nosso dia a dia , sem a música uma ambulância estaria correndo muda , sem sua sirene.

Como seguiria uma viatura da polícia sem o som peculiar . "É em minha casa , cansado do trabalho sentar-me-ei no sofá e ligando a TV,  não tinha melodias , nem som musical , só a voz humana é ruídos.

As pessoas agiriam de forma diferente se não existisse música ou efeitos sonoros , as apresentações de ballet , já bailarinos dançaram sem coreografias musicais , sem percussão , a dança não teria ritmo nem sentimentos , entre outras fontes que não tem sentido sem a música , como : óperas , coros , cantores , orquestras , aulas de música entre outros.

Por isso a música é importante no na nossa vida , musica é expressão , é arte , é também sentimento , pois , as pessoas também precisam da música para se manifestar sentimentos de alegria ou tristeza.

A experiência dos filmes e séries

Eduardo Jean Abreu da Costa

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

Nesse mundo em que vivemos várias maravilhas já foram feitos pela humanidade e uma delas são os filmes e séries. O primeiro filme da história Arrié d'un train em gare la ciolat (chegada de um trem a estação ciolat) apresentados pelos irmãos Lumiére em 1895, nesse dia muitas pessoas se impressionaram por essa obra, mas ao passar dos anos os filmes foram se evoluindo cada vez melhor, para mim o filme mais épico que eu já eu já vi foi a trilogia O Senhor dos Anéis dirigido por Peter Jackson, nesse mundo de fantasia e aventura a jornada se passa na Terra Média, o Hobbit Frodo recebe o anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos erradas, os heróis passam por vários lugares perigosos na jornada e com a trilha sonora arrepiante the bridge of khazad-dum (a ponte de khazad-dum) umas das cenas mais épicas do filme, quando eu assistir e escutei a trilha sonora ao mesmo tempo eu sentir coragem, fé e esperança em mim algo que eu nunca senti vendo um filme. Os filmes e séries de aventura e fantasia nós dão força pra resistir a cada momento difícil de nossas vidas, graças a isso nos fazem felizes por tá assistindo algo tão épico e emocionante, muito bom assistir um filme ou série com os amigos ou com a família, principalmente nesses dias de pandemia, pois o mais engraçado é quando temos sentimentos pelos personagem em sua aventura sem desistir de seus objetivos pois isso que nós dá coragem.

Vila da Penha

Alyce Lima da Silva

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha



Eu já ouvi várias vezes as pessoas dizendo que queriam viajar para outros estados, porque já estavam cansados dos mesmos lugares, sendo que quando eu falo sobre o Penha, as pessoas ficam surpresas, por que nunca estiveram lá, e nem sabiam que esse lugar existe.

As pessoas deveriam dar mais valor aos seus patrimônios naturais de seu estado, pesquisar um pouquinho nunca é demais, as vezes só precisam pesquisar um pouco antes de decidirem pra onde viajar, porque temos lugares incríveis por aqui, e nem sempre as pessoas conhecem, então as pessoas deveriam dar mais atenção nas coisas que têm mais próximo delas.

Chega de bully

Maiane Daiane Rodrigues de Lima

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

O bullying se tornou bastante comum na sociedade brasileira. Principalmente entre os adolescentes que costuma colocar apelidos maldosos nos seus colegas na maioria dos acontecimentos o agressor, tem plena, consciência do que aquilo, pode causa na vítima. Já a pessoa que recebeu o ocorrido, acabar ficando machucada e deprimida é passar a acreditar naquilo que o ofensor emitiu. Em alguns casos a vítima se sentir esgotada de tentar luta contra as agressões e acabar cometendo suicídio.

Saúde pública

Graziela Victória Silva Duarte

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

No seriado da TV Globo "Sob Pressão", pacientes e equipes médicas lutam pela vida no hospital. Carolina e Evandro, médicos da saúde pública enfrentam vários conflitos causados pelo novo corona vírus (covid-19), uma doença que a sociedade vem vivendo e que rapidamente se espalhou pelo mundo causando 3,01 milhões de mortes. O ministério da saúde aponta que o Brasil é o terceiro país do mundo com mais mortes provocadas pelo vírus com 375.049 óbitos.

A saúde pública é estruturada dentro do sistema único de saúde, mais conhecido como SUS, e por conta da pandemia vem enfrentando vários desafios como, a grande falta de profissionais, principalmente agora na linha de frente, a superlotação nos hospitais, a falta de leitos, o longo tempo de espera e até mesmo a falta de oxigênio que ocorreu nos hospitais.

Portanto, devido as consequências, alguns hospitais entraram em colapso e para uma melhora do sistema único de saúde, seria bom atrair médicos com planos de carreira e melhor infraestrutura, melhorar a gestão, os atendimentos, e ao governo uma melhora salarial para que dê tudo certo e a saúde pública melhore.

Autoestima

Karen Chaves Santos

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

Autoestima e o amor próprio, é quanto você se gosta é o quanto você se amar. O valor que você se dar o hábito do pensamentos positivo, ela se tratar bem ela, se respeitar, ela tem uma comunicação assertiva. exemplos: autoestima nula, é a pessoa está em depressão, ela não tem vontade de fazer nada. autoestima negativa, é a pessoa que pode ter autolesão ela se odeia, ela quer acabar com a própria existência. aquilo que a gente não faz, pela gente mesmo você quer cuidar de outras pessoas que estão ao seu derredor dos seus amigos e do seus familiares, o que você não faz por você mesmo.

A fome não é fake, é um fato

Ágatha Fernanda Teles da Costa

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

É fora de dúvida que a culinária têm se expandido no mundo todo, e uma má distribuição de grande quantidade de alimentos também. O processo de extração Não é nada escasso,( essa retirada de produtos não corresponde apenas no campo, mas sim na cidade também, através de supermercado e outros.) pelo contrário é bem grande e intenso, há lugares e ambientes que tem uma certa abundância de alimentos havendo assim desperdícios demais, coisa que não deveria ocorrer principalmente nesse período de pandemia, onde o quadro de desemprego está cada vez maior, causando assim a fome em vários lugares no mundo.

Note-se que o que tem predominado bastante no período em que estamos vivendo é o empreendedorismo, principalmente em relação a comida. Nestas condições, é necessário ter a sabedoria e o bom senso de distribuição, ou seja, se houver a possibilidade de doação de alimentos para famílias carentes por parte dessas pessoas que tem mais condições de vida, seria uma ótima solução para este problema que tem se expandindo cada vez mais, até mesmo no nosso estado, cidades e municípios.

Resumindo, não se deve dar ênfase apenas ao crescimento da "culinária em si " e esquecer o fato de a fome ainda existir basicamente no mundo todo, pois não podemos ter um progresso se houver um crescimento numa e um retrocesso em outra, ambas são importantes. Fica, pois, claro que o papel da culinária não precisa necessariamente estar em uma cozinha grande e luxuosa, ou em restaurantes finos e caro; ela também pode perfeitamente se encaixar dentro de uma marmita para alguém que necessita.

Música

Keven Nahin Cavalcante da Silva

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

No que se refere música na sociedade é uma das formas de expressão da cultura popular. Dentre a música pode haver várias funções, ela nos anima, nós tranquiliza é nós ajuda a expressar nossos sentimentos. Além disso a música serve para diversos fins humanos e sociais e, assim sendo, nem toda a música tem a mesma função, visto que ao longo da história da humanidade as músicas ligam-se com rituais, com a cultura, tradições, ritos, em diversos momentos dos povos. Segundo a ciência ao ouvir música pode estimular a concentração, fortalece o sistema imunológico e, para alguns e melhor do que o sexo. Essas são apenas algumas das descobertas da ciência. Dessa forma temos que trazer a música para as escolas, num quadro geral, a educação musical promoverá ao colégio, melhorias significativa na sua cultura escolar, com a integração e o aperfeiçoamento do desempenho dos alunos é a otimização do ensino como um todo.