sexta-feira, 30 de abril de 2021

A literatura em extinção

João Matheus Barbosa Dias

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

Ela vem passando de geração a geração mexendo com a imaginação de crianças adolescentes adultos e idosos, levando a um outro mundo onde os problemas da vida real não existissem, se parar para perguntar a alguém mais velho que você sobre quais livros já léu, você vai escutar um relato de um jovem que aproveitou muito bem o seu tempo e se divertiu com o que léu e aprendeu. Já houve um tempo onde as bibliotecas estavam lotadas de jovens e adultos a procura de um livro sobre romance ou sobre aventura e até mesmo sobre terror e etc, a literatura já abriu várias portas e abriu caminhos para aqueles que não tinham nada na vida e nem tinham o que fazer. Hoje você encontra médicos ou empresários que provavelmente já leram algumas histórias quando eram jovens.

No entanto a literatura está entrando em uma espécie de extinção e bem raro você encontrar um jovem sentado em um banco de uma praça lendo um livro, você também não encontra uma criança lendo história tipo Pinocchio ou os três porquinhos ou um menino muito maluquinho que também fazem parte da literatura por que e dessas pequenas historinhas que a vontade de ler surge. Por mais que procure você não vai mais encontrar um jovem se divertindo com um livro na mão dentro do quarto ou na sala.

Os livros estão sumindo dos poucos graças ao avanço da tecnologia e Graças a esse avanço a literatura está perdendo toda a magia que tinha a muito tempo atrás na grande era de ouro da literatura, eu lembro de quando fiquei o dia todo dentro de uma biblioteca pela primeira vez e consegui sentir a energia que minha mãe sentia quando era jovem. Mais eu percebi que eu era o único ali dentro e que a maioria já não queriam saber de literatura, as estantes de livros estão acumulando cada vez mais a poeira e a decomposição por abandono. O cheiro que os livros tinham não significa nada hoje em dia, a literatura vem perdendo força graças a chegada da tecnologia e os poucos jovens que adoram livros físicos estão com medo da chegada da extinção das bibliotecas e dos livros que ainda restam por aí.

E realmente muito triste ver algo que moldava a imaginação dos nossos pais e avós sumir dos poucos, a literatura está presente na tecnologia dos dias atuais porém muitos jovens já não sabem mais o que significa literatura ou escrever um texto, os poucos jovens que adorariam passar um tempo lendo seus livros também estão perdendo dos poucos a vontade de ler Graças a falta de tempo por trabalhos de escola ou faculdade ou por está trabalhando o dia todo e assim a magia da literatura vai morrendo, não e muito saudável ficar o dia inteiro com a cara na tela do celular, mais ninguém quer saber das consequências. Grandes mestres da literatura como ziraldo ou machado de Assis Não são muito lembrados nos dias atuais e assim a literatura vai morrendo. Mais como mudar essa realidade? as escolas deveriam perguntar aos leitores da nova geração que tipo de livros gostariam de ler dentro da biblioteca como por exemplo Harry Potter ou o espadachim de carvão ou Percy Jackson e etc. Esses pedidos poderiam chegar aos ouvidos da prefeitura que poderiam atender o pedido dos poucos leitores da nova geração e assim os poucos jovens que ainda estão no mundo da literatura poderão incentivar outros jovens a abrir um livro e ler e se divertir igual aos seus pais e avós que se divertiam lendo livros durante a juventude, a literatura vai muito além de palavras e histórias pois a literatura tem muito a ensinar para os jovens dessa nova geração Ninguém pode ser sábio de estômago vazio, sabe quem disse essa frase George Eliot. A literatura e como uma mãe carinhosa que está passando lições de vida aos seus filhos, a literatura deve ser amada todos os dias como uma mãe deve ser amada por seus filhos.

2 comentários:

  1. Orgulhosa de vc meu filho! Meu anjo azul sua evolução acalma meu coração! Seu amor pela leitura me leva a crer que consegui passar bons valores pra vc e que estou te levando ao bom caminho! Ler é necessário e acalma a alma, ler é mágico somente a leitura consegue nos arremeter ao nosso mundo particular de magia!

    ResponderExcluir
  2. Muita coisa nao é mais como antigamente. Imfelizmente ppr outro lado te.os dibersas academias literárias, de cultura, artes e ciências e seua membros estão muito maia preocupados com a promoção pessoal so que produzir literatura didatica, de conhecimento paraum bem comum, um bem coletivo.
    Parabéns a todos e todas e ao prpfessor.

    ResponderExcluir