sexta-feira, 30 de abril de 2021

Assédio

Karoline Soares do Nascimento

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

A mulher na história da sociedade tornou-se uma das principais vítimas de assédio, podendo variar do assédio moral ao assédio sexual. Tomamos como exemplo medusa (deusa grega) na qual foi assediada e estuprada por Poseidon (Deus dos mares). Atualmente, muitas mulheres ainda são estupradas, vivem com o terror psicológico na qual estão acometidas e são vítimas de palavras ofensivas que ferem sua dignidade e todo um histórico de lutas. Esta problemática deve ser combatida para que tenhamos uma sociedade justa e de respeito, para que desta forma possamos evoluir como sociedade.

Precisamos desconstruir alguns comportamentos sociais, começando pela cultura do machismo, que muita das vezes se manifesta em forma de piadas "ser mulher no Brasil machuca", este foi o tema de uma palestra realizada pela ( UNIVERSA) COM O OBJETIVO DE ALERTAR SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO BRASIL.

Há, mais de cem mil leis vigentes no Brasil, e apenas cinco delas foram criadas para proteger e incentivar o direito das mulheres. São elas: lei do feminicidio, Joana Maranhão, lei do minuto seguinte, Carolina Dieeckman e lei Maria da Penha. Todas essas mulheres foram vítimas de alguma forma de assédio ou foram mortas por seus companheiros.

Em virtude dos fatos mencionadas,  o poder legislativo,  junto dos  deputados estaduais e federais, e senadores devem criar mais leis que realmente protejam e cuidem das mulheres de forma geral. A defensoria da mulher tem a finalidade de dar assistência jurídica, orientar e encaminhar mulheres vítimas de violência.

Sendo órgão do Estado, que o sua vez deverá cumprir as leis vigentes e pôr sob pena o não cumprimento das mesmas. A sociedade também têm papel fundamental, que é denunciar todo e qualquer tipo de assédio, seja ele assédio sexual, moral ou verbal. Para que assim, as mulheres brasileiras possam sentir-se seguras, protegidas e cientes de que elas são fundamentais para a sociedade.

DIGA NÃO AO ASSÉDIO SEXUAL E VERBAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário