segunda-feira, 26 de abril de 2021

A dança como remédio

Manuela Monteiro Costa

3° Ano - Ensino Médio - Escola Estadual Avertano Rocha

Dança é uma forma de expressar os sentimentos causados por uma música. Vista por muitas pessoas como uma prática terapêutica e sendo usada de fato em alguns casos como terapia e tratamento para doenças, sendo a conhecida DMT.

A Dança Movimento Terapia (DMT) é uma sessão de terapia baseada em movimentos de dança a qual ajuda a tratar doenças como: ansiedade, fibromialgia, depressão, estresse, distúrbios alimentares, mal de Parkinson, câncer e outras. Nota-se que entre elas a dança ajuda a desestressar, como dito por o personal trainer, coreógrafo e professor de ginástica coletiva da Competition Sports Club, Jones Villacrez: “Trabalho com dança há cinco anos e posso afirmar que é algo transformador. Expressar-se através da dança, deixar o coração bater ao ritmo da música revela muito sobre os nossos sentimentos, a nossa essência". A dança conecta as pessoas com seus próprios corpos, causando sensação de bem-estar e auxiliando ao conhecimento dos seus limites corporais. Como dito por Villacrez, a dança conecta as pessoas com sua essência, o que significa que ela aproxima a pessoa de seus próprios sentimentos, sendo um momento sem preocupações no qual se deixa ser levado por um ritmo musical.

Visto isso, é interessante destacar que a DMT não segue um conjunto de regras, ao contrário ela é guiada pelo próprio indivíduo de acordo com o que se está sentindo. Não é preciso o domínio da dança como um profissional, mas apenas se deixar ser guiado pelas batidas musicais. Pois, é uma prática para se desligar dos conflitos externos e relaxar a mente e o corpo. Sendo esse o motivo do tratamento ser eficaz, o fato de se desligar dos conflitos ajuda o indivíduo a se desfazer de uns dos principais causadores das doenças psicossomáticas: sentimentos de raiva, rancor e preocupação em excesso.

A dança não é a cura, mas uma auxiliadora em momentos de dificuldades, um tratamento gratuito e relaxante o qual deveria ser incentivado pelas clínicas de tratamento por meios terapêuticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário